No manhã do dia 28/08/2019 o Diretor Presidente da SERGAS, Valmor Barbosa Bezerra, esteve presente na Assembléia Legislativa de Sergipe realizando exposição sobre os avanços do gás natural no estado de Sergipe e sua interiorização, confirmando que existem boas perspectivas quanto ao desenvolvimento do estado de Sergipe por meio do mercado de gás natural.

“Com essa descoberta do pré-sal em águas profundas, essa volume de gás muito grande e a Celse (termoelétrica que começa a operar ainda este ano), a oferta será maior, pois antes se comprava gás apenas à Petrobras e hoje tem a possibilidade de cotar com outras empresas que vão fornecer gás e esse é um momento ímpar. Queremos ampliar e estamos estudando interiorizar, levar gás para os interiores a partir desse novo cenário. Antes não tinha condições porque os investimentos não se completavam, ou seja, a tarifa teria de ser rateada para os outros consumidores”, destaca lembrando que o volume de venda do gás no estado é de 251 mil metros cúbicos diários.

Valmor Barbosa lembrou que, com o cenário atual a Sergás não tem condições de fazer novos investimentos de grande monta. “Mas com esse cenário que se abre, as perspectivas novas, a descoberta de gás na nossa costa nos deixa animados. Quando me convidou, o governador Belivaldo Chagas me falou da necessidade de aquecer, de ampliar, estudar para interiorizar, diminuir tarifas e aumentar ofertas, pois quanto mais se consome
gás, mais poder de investimento a companhia vai poder ter”, entende.

Texto Original: Aldaci de Souza
Fotos: Jadilson Simões