blaze-blue-blur-bright-266896

O Gás Natural é uma energia moderna e versátil, utilizada em indústrias, no comércio, em residências e em veículos. Esta modernidade traduz-se em conforto, economia, comodidade e segurança aos seus usuários, tudo isso com respeito ao meio ambiente.

Sua composição, caracterizada pela mistura de hidrocarbonetos leves, produz uma combustão limpa, que emite menor quantidade de dióxido de carbono na atmosfera. Tudo isso faz do gás natural um combustível altamente valorizado e utilizado em todo o mundo. 

O Gás Natural reduz a emissão de gases causadores do aquecimento global. A sua utilização em processos industriais e no transporte de cargas contribui a uma redução dos impactos ambientais destas atividades e consequentemente a melhoria da qualidade do ar e da qualidade de vida da população.
Valmor Barbosa Bezerra
Diretor Presidente da Sergipe Gás S/A

Conheça os usos do Gás Natural

Na Cozinha

O gás natural pode ser amplamente utilizado como combustível nos fogões e fornos, seja em substituição ao botijão de gás tradicional (GLP), através de uma simples adaptação do equipamento, ou em fogões originalmente fabricados para o uso de gás natural, como já é feito nas grandes cidades do país. O gás natural apresenta o mesmo rendimento com uma comodidade sem comparação. Imagine nunca mais ter que trocar o botijão de gás e pagar menos por isso.

No Banho

Através de um aquecedor de passagem a gás natural você tem um banho na temperatura ideal, com vazão de água confortável, sem preocupar-se com uma conta de energia astronômica, ou ainda com a possibilidade de um novo racionamento.

Um único aquecedor modulado é capaz de atender todo o apartamento ou casa, em capacidades diversas, de acordo com a quantidade de pontos de consumo. Quanto à segurança, no mínimo três sistemas impossibilitam qualquer situação danosa ao usuário ou ao ambiente.

Aplicações Diversas

O gás natural pode ser usado não só em aquecedores e fogões, mas também em saunas, aquecedores de piscina, lavadoras e secadoras de roupa, sistema de refrigeração, lareiras, aquecedores de ambiente e até churrasqueiras. 

São variadas as possibilidades de uso do gás natural no segmento comercial. Ele é utilizado para climatização de ambientes, aquecimento de água e cozimento. Também é aplicado em sistemas de refrigeração para obtenção de baixas temperaturas em câmaras frigoríficas ou geladeiras.

HOTÉIS, RESTAURANTES E PANIFICADORAS

O gás natural é a opção perfeita para o seu negócio. Além da vantagem do fornecimento contínuo, o gás natural traz economia não só de preço, mas também de espaço físico, pois não necessita de nenhuma construção ou área adicional para estocagem.

O Gás Natural contribui com a redução nos custos de manutenção dos equipamentos, pois sua composição e eficiência na queima do gás natural gera baixa emissão de fuligem e poluentes. 

AQUECIMENTO DE ÁGUA

O aquecimento de água através de caldeiras a gás natural fornece economia, baixo nível de ruído e efetivo controle de temperatura. Essa aplicação é muito vantajosa em hotéis, academias, clubes, entre outros.

A economia proporcionada pelo Gás Natural Veicular (GNV) frente aos combustíveis líquidos é um dos principais fatores que contribuem para a sua competitividade – o Gás Natural Veicular é um combustível mais limpo, que não pode ser adulterado e que proporciona um menor custo por quilômetro rodado, gerando uma economia no abastecimento que pode ultrapassar a faixa de 50% em relação aos demais combustíveis.

Os kits de conversão mais modernos (de 5ª e 6º geração) apresentam uma evolução da tecnologia utilizada, atuando no veículo de maneira similar à injeção eletrônica, minimizando a perda potência e sem a necessidade de manutenções extras, bastando apenas seguir as orientações já contidas do manual do veículo.

Com a economia mensal no consumo de combustível, a amortização do investimento inicial da instalação do kit convertedor pode se completar em poucos meses e um mesmo kit pode ser transferido para outro veículo. Em diversas ferramentas da internet é possível realizar uma simulação do consumo do GNV, evidenciando a economia proporcionada e o tempo necessário para o retorno do investimento da instalação do kit de conversão.

A conversão de qualquer veículo para o GNV deve ser realizada em uma das oficinas convertedoras credenciadas pelo INMETRO – oficinas capacitadas e que seguem todos os procedimentos de segurança obrigatórios para o processo de instalação – uma lista de convertedoras credenciadas está sempre disponível no site oficial da instituição.

O setor industrial tira grande proveito da combustão limpa do gás natural, ideal para processos que exijam a queima em contato direto com o produto final, como na indústria de cerâmica e na fabricação de vidro e cimento. O potencial do gás natural é ainda explorado na fabricação de aço (como redutor siderúrgico) e como matéria-prima na indústria petroquímica (na produção de polietileno, matéria-prima dos plásticos, por exemplo) e na indústria de fertilizantes (na produção de amônia e uréia).

Muitas vezes a geração distribuída de energia, a partir do gás natural, representa a única fonte disponível de suprimento das demandas de consumidores distantes das redes de energia elétrica ou que demandem energia própria. Em alguns casos, utiliza-se a geração simultânea de energia e calor, processo conhecido como cogeração.

SERGAS possibilita a geração de energia elétrica, vapor e resfriamento através de geradores, turbinas e chillers alimentados por gás natural.

Dúvidas ou Sugestões? Entre em contato com a SERGAS através do nossos telefones: (79) 3243-8500 ou 0800 284 5236.

foto fachada sergas