Perguntas Frequentes (FAQ)

O gás natural é um combustível fóssil cujo componente principal é o metano. Esse gás é extraído de poços subterrâneos “on shore” (em terra) e “off shore” (oceanos). Após processamento, este gás é transportado e distribuído aos consumidores finais.

Não. O fornecimento do gás natural em SERGIPE é feito a partir da rede de distribuição (gasodutos) da SERGAS. O gás chega canalizado até você, sem a necessidade de manutenção de estoques e pedidos de recarga..

Não. O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) é composto por uma mistura de propano e butano, estando armazenado no botijão sob pressões adequadas que o mantém na forma líquida. Na forma gasosa (pressão ambiente), este gás é mais pesado que o ar. O gás natural, por sua vez, tem como seu principal componente o metano, e por ser mais leve do que o ar dissipa-se mais facilmente em caso de vazamento.

Em seu estado natural o gás natural não tem cheiro. As companhias de distribuição de gás adicionam um odorante químico, a “mercaptana”, ao gás natural para que quaisquer tipos de vazamentos sejam facilmente identificados.

A SERGAS mantém um PLANTÃO 24 HORAS ATRAVÉS DO NÚMERO SAC: 0800 284 5236 | 0800 284 7976, disponível sete dias por semana, composto por uma equipe de segurança treinada e um Plano de Emergência para qualquer tipo de ocorrência.

Os principais produtos da queima do gás natural são o dióxido de carbono e vapor d’água. A queima de combustíveis mais complexos do que o gás natural, como o óleo combustível e carvão, libera uma variedade de compostos químicos potencialmente nocivos na atmosfera, como compostos de enxofre e particulados, por exemplo.

Atualmente a SERGAS atende os seguintes municípios sergipanos: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Estância, Itaporanga D’ajuda, Rosário do Catete, Carmópolis e São CristóvãoPara saber se sua cidade teria condições de ser abastecida pelas redes de distribuição de gás natural entre em contato com de um de nossos engenheiros de venda pelo telefones (79) 3243-8513,  (79) 3243-8583 ou (79) 3243-8543.     

Para saber se sua empresa teria condições de ser abastecida pelas redes de distribuição de gás natural entre em contato com de um de nossos engenheiros de venda pelo telefone (79) 3243-8543.

Geralmente sim. Para confirmar esta possibilidade é necessário se fazer uma simulação da operação da rede interna com o gás natural, uma vez que as vazões envolvidas são superiores. Isto se dá pelo fato de que a composição e as características GLP e do gás natural são diferentes. Quanto aos queimadores, esses deverão passar por uma adequação ou troca, dependendo do caso, sempre realizado por pessoas ou empresas especializadas para este tipo de serviço. A mesma atenção deve ser dada aos demais itens da instalação, como as válvulas de controle de vazão e segurança.

Dúvidas ou Sugestões? Entre em contato com a SERGAS através do nossos telefones: (79) 3243-8500 ou 0800 284 5236.

foto fachada sergas