Sergas entrega mais um lote de 600 mudas de árvores à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aracaju, totalizando 2.400 unidades

Na última terça-feira, 6 de agosto, a Sergipe Gás S/A (Sergas) deu mais um importante passo em seu compromisso com a preservação ambiental ao doar 600 mudas de árvores diversas à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema). Esta ação cumpre mais uma etapa do projeto capitaneado pela Assessoria de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da Sergas, por intermédio do assessor Mário Rebouças, iniciado em março deste ano, totalizando a doação de 2.400 mudas de espécies frutíferas e nativas da Mata Atlântica para o município.

A entrega das mudas ocorreu no Parque da Sementeira e contou com a presença do secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Alan Lemos; do diretor-presidente da Sergas, José Matos; e do diretor-presidente do SergipeTec, José Augusto. Segundo Lemos, a ação da Sergas é de extrema importância para a cidade, contribuindo significativamente para a arborização urbana e a criação de áreas verdes mais diversificadas, que favorecem a proliferação de animais e pássaros silvestres.

“Essas mudas doadas pela Sergas são de excelente qualidade, provenientes da Biofábrica no SergipeTec, e são destinadas ao plantio urbano e à arborização do Parque da Sementeira. Essa diversidade contribui para tornar Aracaju uma cidade mais sustentável e verde”, afirmou Lemos. Ele explicou ainda que as mudas passarão por um processo de adaptação, conhecido como rustificação, antes de serem plantadas em áreas públicas da cidade, como praças e avenidas.

José Matos, diretor-presidente da Sergas, destacou a relevância do projeto em um contexto de mudanças climáticas globais. “Estamos seriamente comprometidos com a questão ambiental. Esta doação de 2.400 mudas, que incluem espécies frutíferas e nativas da Mata Atlântica, não só embeleza a cidade, mas também contribui para um ambiente mais saudável e ameno para todos e faz parte das comemorações dos 30 anos da Sergas”, disse Matos.

Desde 2011, a companhia vem demonstrando seu compromisso com a sustentabilidade. A doação incluiu espécies como Angelim, Araçá Grande, Paineira Rosa, Pitanga, Tamarindo, Abacate, Caju, Cássia Pingo-de-Ouro, Craibeira, Jambo e Pau-Brasil. Essas mudas passaram por um período de crescimento antes de serem entregues ao horto do Parque da Sementeira, preparadas para seu plantio em diversos pontos da cidade.

O diretor do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), José Augusto, ressaltou o papel crucial da Biofábrica nesse projeto. “Com capacidade para produzir um milhão de mudas em sua área de 10.000 m², a Biofábrica é hoje uma referência na produção de mudas de diversas espécies frutíferas e florestais nativas do estado. Estamos muito felizes em participar de um projeto tão nobre como este”, concluiu.

Com esta iniciativa, a Sergas reforça seu papel como uma empresa comprometida com a preservação do meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Aracaju e do estado de Sergipe.

Fotos por: Iris Manuela

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo