Sergas adota solução inédita para mitigar impactos da parada programada do gasoduto da TAG

Operação engrandece a cadeia do gás e abre oportunidades de novos trabalhos em conjunto envolvendo o Transporte e a Distribuição

Uma iniciativa inédita desenvolvida pela Sergipe Gás S/A (Sergas) garantiu a redução dos impactos da suspensão temporária no fornecimento de gás natural, ocorrida nos dias 16, 17 e 18 de setembro, para retirada de um PIG preso em um trecho do gasoduto da TAG, próximo à Fafen-SE. A solução, batizada de “Inversão de Fluxo”, foi amplamente elogiada pelos clientes localizados em Nossa Senhora do Socorro, em especial pelas cerâmicas Serra Azul e Capri, indústrias que seriam as mais afetadas pela paralisação.

A Sergas vinha negociando a estratégia desde o segundo semestre de 2024, prevendo os efeitos da Parada Programada da TAG. A operação, que inicialmente teria a duração de 48 horas, acabou se estendendo por mais um dia devido às necessidades da TAG em concluir a manutenção. Ainda assim, a inversão foi considerada um sucesso, pois reduziu o tempo de paralisação das cerâmicas e garantiu uma vazão mínima de gás, preservando o aquecimento de fornos e refratários essenciais à produção.

“A solução técnica apresentada pela Sergas foi necessária para fornecer uma vazão mínima, para manter aquecidos os fornos de duas indústrias cerâmicas na região afetada por esta parada e teve a anuência da TAG e ANP, que permitiu injetar gás da distribuidora para a rede de transporte e depois voltar para a distribuição, excepcionalmente durante o período, a quem agradecemos por acatarem a necessidade da distribuidora”, afirmou o diretor técnico e comercial da Sergas, Pablo Matsuo.

De acordo com Pablo, a equipe da Sergas estava preparada desde às 0h do dia 16 de setembro, acompanhando toda a obra da TAG, aguardando o momento da inversão do fluxo, que foi efetivada às 6h15, e desfeita às 14h57 do dia 18 de setembro. “Neste período houve fornecimento constante para as duas cerâmicas, mantendo os seus fornos aquecidos. E Deus nos abençoou com um arco-iris, que foi registrado quando os técnicos abriram a válvula de gás, quando as pressões foram equalizadas, entre a distribuidora e o transporte”, pontuou.

Avaliação positiva dos clientes

Os gerentes da Serra Azul, Wolber Francato (Industrial), e Paulo Lacerda (Produção), destacaram que a solução foi fundamental para evitar maiores prejuízos. “Se a gente pensar que para esfriar um forno cerâmico com segurança leva em torno de quatro a cinco dias e mais quatro a cinco dias para o aquecimento, com a parada de dois a três dias direto a gente ficaria com a produção paralisada de 10 a 12 dias, se não tivesse um fornecimento mínimo de gás para preservar os fornos ligados”, explicou Francato.

Na Capri, a avaliação também foi positiva. O CEO, Hiro Hayashi, lembrou que a notícia da parada inicialmente gerou grande preocupação. “Quando foi anunciada essa necessidade de intervenção da TAG no gasoduto de transporte, que teria uma interrupção acima de 48 horas, nós ficamos muito preocupados. Tivemos algumas reuniões e colocamos o impacto que teria na nossa unidade, principalmente porque precisaríamos de um fornecimento mínimo”, afirmou.

Segundo Hayashi, a proposta técnica da Sergas foi decisiva. “Entre as opções discutidas, a utilização de um trecho do gasoduto para a inversão do fornecimento numa outra rota foi muito bem avaliada, pois atendeu à vazão mínima necessária para mitigar o problema”, disse.

Ele ainda ressaltou o papel da Sergas como mediadora junto à TAG e à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
“Nesse processo, como envolvia a TAG, responsável pelo transporte, e a ANP, que regula o setor, a Sergas foi fundamental para intermediar as tratativas. Desde o início buscou construir uma solução que contemplasse todos: o regulatório, a transportadora e, principalmente, as indústrias locais, que seriam as mais impactadas”, destacou.

Hayashi concluiu parabenizando a distribuidora sergipana. “A Sergas teve um papel muito importante para mitigar o prejuízo. Eu diria que até estendeu suas competências no sentido de ter empatia com o problema do cliente, e por isso parabenizo a empresa por essa iniciativa”.

Edição: André Carvalho

Fotos: Divulgação