A Sergipe Gás S/A (Sergas) foi uma das empresas selecionadas para receber o Selo ODS 2025, em reconhecimento ao projeto “Reaproveitamento da Água de Condensação dos Sistemas de Climatização”. A iniciativa reforça o compromisso da companhia com a sustentabilidade, a inovação e a responsabilidade socioambiental.
O projeto, implementado na sede administrativa da Sergas, consiste na captação da água gerada pelos aparelhos de ar-condicionado, que anteriormente era descartada. Agora, esse recurso é reaproveitado em atividades não potáveis, como irrigação de jardins e limpeza de áreas externas.
Para o Diretor Técnico e Comercial, Pablo Matsuo, o prêmio representa um reconhecimento ao esforço contínuo da companhia. “Este prêmio é o reconhecimento do esforço contínuo da Sergas em operar de forma eficiente e responsável. Mostra que estamos no caminho certo, integrando a sustentabilidade às nossas estratégias de negócio e gerando valor não apenas para a empresa, mas para toda a sociedade sergipana”, declarou.
Segundo o Assessor de Risco e SMS, Mário Rebouças, o impacto da iniciativa é significativo: “O sistema reaproveita uma média de 4.400 litros de água por mês (4,4 m³/mês). Esse volume representa uma redução de aproximadamente 10% no consumo mensal de água potável da empresa”.
A ação da Sergas está diretamente alinhada à Agenda 2030 da ONU, contribuindo para três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:
ODS 6 – Água Potável e Saneamento
ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis
ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima
Edição: André Carvalho
Foto: Ascom