Diretoria da Sergas visita planta de biometano no Rio de Janeiro

Durante viagem ao estado do Rio de Janeiro, para a realização da segunda edição do Sergipe Day, diretores da Sergipe Gás (Sergas) realizaram uma visita à Gás Verde – empresa do Grupo Urca Energia, localizada no município de Seropedica, na quarta-feira, 13. A visita teve como intuito conhecer a planta de Gás Verde, a qual é considerada a maior produtora de biometano do Brasil. A Gás Verde está presente em sete estados brasileiros – Maranhão, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Atualmente, a empresa possui 17 plantas, com 57 biodigestores, com capacidade instalada de 57 MW de energia renovável.
Participaram da visita o diretor-presidente da Sergas, José Matos, e a assessora da presidência, Luciana Gressis. Eles foram recepcionados por uma equipe multidisciplinar da Gás Verde, tendo à frente o diretor da empresa, Marcelo Sodré; o diretor comercial, trading e novos negócios, Arthur Miliauskas; o coordenador de operações da planta, João Victor; o técnico de segurança do trabalho, Luiz Claudio; e do national sales manager da empresa Gás Futuro, Amilton Dutra.

Para o diretor-presidente da Sergas, José Matos, a visita à planta no Rio de Janeiro deixou uma excelente impressão sobre todos os aspectos, como a tecnologia empregada para produção do biogás e transformação em biometano. “O seu potencial de crescimento produtivo, as soluções de transporte para regiões onde não existe gasoduto, oferecendo um produto que não varia com o câmbio ou valor do petróleo e que garante a previsibilidade de planejamento. Considero de grande importância conhecer players como esse e poder testemunhar a transformação pela qual o mercado do gás vem passando no Brasil e no mundo”, concluiu Matos.

A empresa

A Gás Verde produz biometano, combustível 100% renovável, emite o crédito de descarbonização CBIO de acordo com as especificações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP) e passará a produzir o CO2 verde. Ela também entrega aos clientes o BIORec, um certificado de rastreabilidade do biometano adquirido. As soluções sustentáveis da Gás Verde apoiam o tratamento de resíduos, a transição das empresas para uma matriz energética mais limpa, contribuindo para evitar 500 mil toneladas a mais de CO2 na atmosfera.

Ao tratar os resíduos urbanos e do agronegócio de forma correta, a Gás Verde previne a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, permitindo assim criar soluções 100% renováveis, alinhadas aos princípios da economia circular. Ao disponibilizar essas soluções na forma de biocombustível, a empresa oferece uma opção sustentável e econômica para substituir os combustíveis fósseis e viabilizar a transição energética das empresas brasileiras.

Hoje a Gás Verde produz cerca de 130 mil metros cúbicos (m³) por dia, podendo chegar a produzir mais de 500 mil m³ por dia, quando estiver com as dez novas plantas em pleno funcionamento.

O biometano é transportado no modal rodoviário sendo que dos sete caminhões, cinco são movidos a biometano, com uma frota de cerca de 44 containers/carretas. Fora esses veículos, a empresa também carrega com o biometano, veículos de outras empresas que fazem esse tipo de transporte.

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo