Sergas inicia doação de 3.000 mudas para arborização de Aracaju

Na última terça feira 19, marcou o início de um projeto significativo para ajudar a preservação ambiental em Aracaju, com a Sergas dando início a doação de 3.000 mudas de árvores à SEMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente). Nesta primeira etapa, aproximadamente 1.200 mudas foram entregues, e nos próximos dias, esse número será gradativamente aumentado até atingir a meta estabelecida.

Comprometida com a sustentabilidade desde 2011, a Sergipe Gás S/A demonstra seu compromisso com o meio ambiente ao realizar essa doação de mudas de diversas espécies, incluindo Angico Vermelho, Castanhola, Goiaba, Graviola, Ingá-branca, Ipê rosa, Jambo, Jegipapo, Manga e Pau-pombo. Essas mudas serão plantadas em várias localidades da capital sergipana, contribuindo para uma maior arborização e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida dos moradores e a sensação térmica da cidade.

José Matos, diretor presidente da Sergas, enfatizou a importância desse projeto, ressaltando a necessidade de políticas ambientais em um contexto de aumento das temperaturas globais. Ele destacou que as árvores não apenas embelezarão a cidade, mas também ajudarão a criar um ambiente mais ameno e saudável para todos.

O Secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Alan Lemos, expressou sua gratidão pela iniciativa da Sergas, reconhecendo a relevância desse gesto para o meio ambiente e para a cidade como um todo. Ele destacou a importância da arborização urbana como parte essencial de uma política ambiental, especialmente em uma cidade tropical em crescimento.

Mário Rebouças, Assessor de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da Sergas, explicou que as mudas entregues hoje são de espécies frutíferas e nativas da mata atlântica, todas provenientes da Biofábrica na SergipeTec. Essas mudas passaram por um período de crescimento antes de serem transportadas e entregues no horto do Parque da Sementeira, preparadas para serem plantadas em diversos pontos da cidade.

A Biofábrica, situada no Sergipe Parque Tecnológico, desempenha um papel fundamental nesse projeto, com capacidade para produzir um milhão de mudas em sua área de 10.000 m². Inicialmente focada na produção de mudas de abacaxis resistentes à fusariose, hoje é uma referência na produção de mudas de diversas espécies frutíferas e florestais nativas do estado.

POR: José Castilho

FOTOS: Iris Manoela

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo